Buscar
  • Eduardo

Controle de volume caseiro para fone de ouvido.

Neste artigo quero trazer para vocês uma solução simples que tive que adotar no meu homestudio. Eu utilizo a cabine para as gravações dos trabalhos, mas também para ter aulas e o que acontecia era que para estas diferentes utilidades, o volume de retorno do fone de ouvido da cabine mudava muito. Às vezes dentro de uma mesma sessão, vamos dizer uma aula, havia a necessidade de adequar o volume, pois um participante tinha o volume mais baixo, outro mais alto, etc. Enfim, vocês entenderam o motivo gerador da necessidade.


Solução: Como o fone de ouvido da cabine está conectado nas saídas 5/6 da minha interface e portanto não tem controle físico de volume, a única solução seria pelo app da interface, que na Focusrite é o Mix Control, porém enquanto você está tendo aula ou gravando, você ficar alternando tela para controlar volume não é nada prático e isso me levou à solução adotada, que foi criar um controle externo de volume.


Esse dispositivo tem um circuito bastante simples e vou colocar aqui abaixo duas versões que fiz de acordo com a disponibilidade dos componentes.



O circuito da esquerda é o que estou utilizando nesta caixinha da foto. Eu só tinha um potenciômetro simples e por isso conectei ele com o terminal negativo, que é comum dos dois canais.


O circuito da direita é o mais correto e trata-se de um potenciômetro duplo que está ligado aos dois positivos dos canais.


Abaixo eu coloquei um vídeo que fiz sobre a caixinha e mais algumas explicações. Apenas atente para o fato que não especifiquei que os jacks eram estéreo, além disso eu disse que são jacks P2, mas na verdade são P3, mas podem ser P10 dependendo da sua situação. Outra coisa, o valor do potenciômetro foi dito como 220K, mas após verificar, notei que usei de 5K em uma caixinha e de 10K em outra versão, conforme os circuitos acima.

Bom, espero que gostem. Realmente você não gastará muito para construí-lo, principalmente se tiver alguma noção de eletrônica, bem básica mesmo. Alguns destes componentes, como o potenciômetro, você até encontra em equipamentos velhos fora de uso. De qualquer forma, o investimento vale a pena e você acaba gastando 25% ou menos do que gastaria se comprasse um equipamento desse em uma loja.


Bora lá gravar alguma coisa!!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo