Controle de volume caseiro para fone de ouvido em cabine de gravação de locução publicitária.
- Eduardo

- 7 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Neste artigo quero trazer para vocês uma solução simples que tive que adotar no meu homestudio. Você que é locutor publicitário e usa uma cabine de gravação, sendo que seu computador e interface ficam fora da cabine e você certamente tem um fone para edição e talvez outro dentro da cabine para algum trabalho específico, como no meu caso que utilizo a cabine para a gravação de locução comercial, aulas, dublagem, etc e o que acontecia era que para estas diferentes utilidades, o volume de retorno do fone de ouvido da cabine mudava muito dependendo da aplicação. Às vezes dentro de uma mesma sessão, vamos dizer uma aula, havia a necessidade de adequar o volume, pois um participante tinha o volume mais baixo, outro mais alto, etc. Enfim, vocês entenderam o motivo gerador da necessidade.
Solução: Como o fone de ouvido da cabine está conectado nas saídas 5/6 da minha interface e portanto não tem controle físico de volume, a única solução seria pelo app da interface, que na Focusrite é o Mix Control, porém enquanto você está tendo aula ou gravando, você ficar alternando tela para controlar volume não é nada prático e isso me levou à solução adotada, que foi criar um controle externo de volume.

Esse dispositivo tem um circuito bastante simples e vou colocar aqui abaixo duas versões que fiz de acordo com a disponibilidade dos componentes.


O circuito da esquerda é o que estou utilizando nesta caixinha da foto. Eu só tinha um potenciômetro simples e por isso conectei ele com o terminal negativo, que é comum dos dois canais.
O circuito da direita é o mais correto e trata-se de um potenciômetro duplo que está ligado aos dois positivos dos canais.
Abaixo eu coloquei um vídeo que fiz sobre a caixinha e mais algumas explicações. Apenas atente para o fato que não especifiquei que os jacks eram estéreo, além disso eu disse que são jacks P2, mas na verdade são P3, mas podem ser P10 dependendo da sua situação. Outra coisa, o valor do potenciômetro foi dito como 220K, mas após verificar, notei que usei de 5K em uma caixinha e de 10K em outra versão, conforme os circuitos acima.
Alguns de vocês podem estar se perguntando: "E por que cargas d'agua ele não comprou um amplificador de fone de ouvido?" Boa pergunta e eu já tive um no passado, com uma entrada e quatro saídas, mas eu não tinha necessidade, porque só usava a cabine para locução então decidi vendê-lo. Além disso, ele tinha um pouco de chiado, era alimentado por uma fonte, o que me forçava a ter uma tomada dentro da cabine, etc. Para ser honesto, esse método caseiro me atendeu perfeitamente e por ser passivo, ou seja, não ter um circuito de amplificação independente, apenas atenuação, era ligado apenas no sinal do fone e pronto.
Aqui cabe uma observação importante: Eu usei essa solução, porque tenho certo conhecimento de eletrônica e tomei todos os cuidados para fazer soldas bem feitas; utilizei componentes de qualidade e verifiquei o circuito várias vezes, além de testá-lo antes de ligar na minha interface. Isso é importantíssimo porque se você não tiver conhecimento e se aventurar a olhos fechados a montar algo sem noção nenhuma, você pode colocar em risco o seu equipamento, no caso a sua interface, queimando a saída do amplificador de fone de ouvido e aí o molho vai ficar mais caro que o peixe entende? Então, se não tem certeza, sugiro não arriscar, já, por outro lado, caso necessite realmente dessa solução, mas não tem ideia de como faze-la com segurança, encontre um técnico que possa montá-la pra você. Há pequenas caixas de plástico a venda nas lojas de componente e que cabem perfeitamente os componentes utilizados aqui e além de tudo, você terá alguém que se responsabilizará pelo que lhe foi entregue.
Bom, espero que tenham gostado. Realmente você não gastará muito para construí-lo, principalmente se tiver alguma noção de eletrônica, bem básica mesmo. Alguns destes componentes, como o potenciômetro, você até encontra em equipamentos velhos fora de uso. De qualquer forma, o investimento vale a pena e você acaba gastando 25% ou menos do que gastaria se comprasse um equipamento desse em uma loja.
Bora lá gravar alguma coisa!!





Comentários