Viesearch - Life powered search
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEduardo

Ergonomia no Homestudio 2 - Monitor

Atualizado: 21 de fev. de 2023

Espero que você tenha lido o meu outro artigo sobre a Ergonomia no Homestudio parte 1 onde falo sobre Mouse. Dando continuidade neste assunto importante, venho com o segundo item que acho bastante importante: Monitor.


O monitor principal deve estar na altura dos olhos evitando que você fique com o pescoço inclinado ou elevado. Na figura abaixo, retirada do site da atec Original Design, onde aliás você encontra 10 dicas de ergonomia para um escritório confortável, você pode ver as principais recomendações de posicionamento, não apenas do monitor, mas cadeira, distâncias, etc.

A ilustração de uma mulher sentada em uma cadeira e à frente tem uma mesa e um monitor. Nesta imagem há diversos textos com linhas apontando e explicando a importância ergonômica daquela região.
Ilustração dos principais pontos de ergonomia em um escritório.

Como o objetivo deste artigo é focar um pouco mais no segundo monitor, então vamos lá. Se o seu segundo monitor está posicionado logo ao lado do monitor principal, então valem as mesmas recomendações acima, porém se você usa seu segundo monitor de forma mais flexível como é meu caso, então veja que solução eu adotei.


Eu tenho uma cabine de gravação e meu primeiro objetivo foi o de eliminar a impressão dos scripts. Primeiro por uma questão ecológica, depois por custo e finalmente para evitar ruídos desnecessários. Para isso eu teria que colocar o monitor dentro da cabine, o que não é problema, mas um segundo monitor quando você está editando é uma boa ferramenta e quebra um galhão. Eu descartei um terceiro monitor por dois motivos principais: custo e conexão.


Então a solução encontrada foi a de ter um único monitor para ambas funções.


A minha primeira solução foi um suporte bi-articulado para monitor, com giro de 180° e rotação do monitor em 90°. O suporte da foto foi a minha primeira solução. Trata-se de um Suporte Bi-articulado Tv (23 - 42 ) Brasforma Mod. Lda01-222.

Mostra o suporte de parede par a monitor de computador. Ele tem três articulações.
Suporte de monitor antigo

Ele é robusto, de excelente qualidade e pelo que me recordo não foi tão caro, apesar que já saiu de linha.

No entanto, como se vê na próxima foto, ele ficava em uma única posição vertical.

Eu acabei escolhendo uma posição intermediária para a visão interna da cabine e a visão externa. Por conta disso, eu perdia alguns centímetros preciosos da janela superior o que prejudicava a visão do texto tendo o microfone a frente.



Foto onde aparece parte de meu estúdio. Parte do meu rosto aparece na direita e estou olhando para o monitor que aparece parte na esquerda. no meio da imagem pode se ver alguns equipamentos e itens da mesa.
Foto da técnica no estúdio
Foto de um monitor que foi girado em noventa graus ficando na vertical e mostrando na tela um texto em fundo branco de cima em baixo. Ao fundo se vê partes do estúdio.
Monitor girando 90 graus

Para facilitar a leitura de textos mais longos sem ter que levar o mouse para dentro, eu girava o monitor em 90° como na foto a seguir.


Esta configuração durou três anos até que decidi fazer um upgrade e melhorar a ergonomia, tanto para o momento da gravação, quanto para a edição ou tarefas externas.








Após uma busca em diversos fabricantes e pesando custo x benefício x funcionalidades, eu encontrei o modelo F8ON da elg.

Foto do novo suporte de monitor que além das articulações, permite que o monitor sua ou desça além de girar como o anterior.
Novo suporte de monitor

Eu sei o que deve estar pensando: ...mas é um suporte para fixação em mesa. Sim é! A outra opção era tipo para bancada com uma espécie de mordente para prender; e a opção de parede, que seria a mais adequada aqui, porém possui uma articulação a menos no braço, o que para mim não atendia.


Então, vamos às gambiarras!!

Foto de um suporte d emadeira preço na parede da cabine por algumas peças de metal e nesta base está fixado o novo suporte do monitor.
Base adaptada para o novo suporte

Confeccionei uma base usando madeira, alguns suportes de prateleira e parafusos, Et voilá!!


Este suporte permite um curso vertical de 27cm, praticamente o que o antigo permitia, mas como ele é mais longo pela articulação extra, quando comparado ao modelo de parede, o monitor fica bem mais próximo de mim, facilitando a leitura e evitando qualquer esforço adicional.



Foto do estúdio onde apareço parcialmente na direita e o monitor principal na esquerda. Ao centro se vê o monitor secundário usando o novo suporte a uma altura ergonomicamente aceitável que é na altura dos olhos.
Posição baixa do monitor com o novo suporte

foto acima, fui infeliz ao tirar a própria self, pois pelo  ângulo da foto, minha visão está muito acima do monitor principal, mas eu garanto para você que meu nariz aponta para o meio da tela, enquanto a base do segundo monitor está alinhada com meus olhos, um pouco alto ainda, mas muito melhor que o anterior.


As duas fotos abaixo mostram a posição mais elevada e a mais baixa do monitor quando visto de dentro da cabine. A posição do monitor em 90° é praticamente a mesma mostrada acima.

Foto do monitor no novo suporte em sua altura superior e visto de dentro da cabine. A tela mostra o fundo de tela com algumas montanhas e atrás do monitor aparecem partes do estúdio.
Posição alta do monitor visto da cabine
Foto do monitor no novo suporte em sua altura inferior e visto de dentro da cabine. A tela mostra o fundo de tela com algumas montanhas e atrás do monitor aparecem partes do estúdio.
Monitor na posição inferior visto de dentro da cabine










Conclusão:


Esta melhoria envolveu certo custo para a compra do suporte e alguma habilidade de confecção da base do suporte, mas o importante é que é possível obter uma solução que melhore suas condições dentro de seu estúdio, basta querer e se dedicar um pouco. Caso não tenha tais habilidades, opte por uma solução como a do suporte de parede, que tenho certeza que vai melhorar e muito sua condição ou veja com algum colega marceneiro ou serralheiro se não consegue fazer na faixa pra você.


É isso aí, para o próximo post sobre ergonomia, pretendo falar sobre o suporte para mouse e monitor.


Até mais.

Posts Relacionados

Ver tudo
Logo do Whats app
bottom of page